26 de março de 2014

Waste Land

Venho partilhar convosco um documentário que vi hoje numa aula de Jornalismo Cultural. Waste Land ou Lixo Extraordinário é o nome deste trabalho do artista plástico Vik Muniz.

A acção passa-se no Jardim do Gramacho, conhecido como um dos maiores e controlados aterros no mundo.

Na primeira impressão podem dizer-me "Então pá, vens para aqui trazer coisas sobre lixo? Estás bem?" Simmmmm estou =P porque este documentário, apesar de ter como cenário o lixão, é sobre valores humanos, é sobre dignificar pessoas que, muitos nem sabem que existem.

Portanto, resumidamente, até porque vou deixar-vos o trailer e algumas imagens, Vik Muniz pegou em alguns catadores de lixo, tirou-lhes fotografias, captou momentos do trabalho e/ou mais pessoais e depois fez verdadeiras obras de arte.... com.... lixo reciclado. E mais. Envolveu os participantes na montagem da obra de arte.

O presidente da associação do Jardim do Gramacho chegou mesmo a ir a Londres com este seu retrato e foi leiloado por 100,000 mil reais, dinheiro esse que reverteu totalmente para ajudar a associação.









Este é, sem dúvida, um documentário para ver e rever e reflectir. Pelo menos vejam o trailer. Tenho a certeza que vão gostar.

5 comentários:

Respondo quase sempre aos comentários por aqui mas faço questão, também, de ir sempre aos vossos cantinhos.
Obrigada por passarem por aqui. =D